sábado, 14 de maio de 2011

A FAMÍLIA - PRINCIPAL ESTRUTURA DA VIDA





Durante os meses de Abril e Maio, as crianças falaram, com carinho e amor, da respectiva família. Através do diálogo descobriram o quanto pais, avós, irmãos, tios, primos... são importantes para o seu bem-estar e crescimento.






Decálogo para trabalhar em família


Crescer


Não é só ser mais alto e maior mas, também,
Prestar atenção às pequenas coisas do quotidiano e, a partir delas, projectar-nos para que, juntos possamos realizar os nossos sonhos.

Sermos nós próprios


É olhar para dentro do nosso coração, que é o mais profundo de nós, e não esconder aquilo que sentimos que somos.

Amar e ser amado


O amor é o sentimento que atravessa qualquer barreira e supera todos os obstáculos.
Cada família deve abrir de par em par as suas portas para que o amor se instale em cada um dos seus membros e possa entregar-se sem condições.

Dialogar



É muito mais do que contarmos com palavras o que nos acontece. Dialogar também pressupõe saber compreender um olhar triste, sorrir no momento mais adequado ou dar um abraço apertado e terno, dizendo: “Estou contigo”.

Confiar


É saber que no nosso lar vamos sempre encontrar serenidade e calma perante qualquer problema que tenhamos que solucionar.

Respeitar



É aceitarmo-nos quando pensamos o mesmo e, mais ainda, quando alguma diferença se instala em casa.
Devemos ter sempre presente que cada indivíduo é único e que as diferenças também podem unir-nos.

Cuidar


Não é outra coisa senão estar atentos a tudo o que pode acontecer aos seres que amamos e que fazem parte das NOSSAS FAMÍLIAS.

Divertir-nos


É procurar espaço, “esse espaço” onde cada um possa rir até mais não, correr até ao esgotamento, olhar para o céu, contar até ao infinito e partilhar com os outros. O que fazemos com a nossa família pode ser muito divertido.

Defender


Defender implica acreditar no que temos e, sobretudo, valorizá-lo. Em casa encontraremos sempre “o testemunho” mais verdadeiro e caloroso acerca da vida e a resposta a todas as perguntas que nos inquietam.

Ser felizes



Se formos capazes de ler em família este decálogo e decidirmos pô-lo em prática, estamos no caminho certo para alcançar o bem-estar da família e poder ser felizes junto dos que nos amam.








Sem comentários:

Enviar um comentário